Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

La Petit Ladybug

La Petit Ladybug

Emigração

(imagem retirada daqui)

 

Segundo o Observatório da Emigração, Portugal é o segundo país da Europa  com mais emigrantes (22% dos portugueses vivem fora do País ).

 

Se durante os anos 60 os emigrantes eram na sua maioria mão-de-obra não qualificada, hoje emigram Portugueses altamente qualificados (médicos, enfermeiros, arquitetos, engenheiros, entre outros).

Para além de “exportarmos” o nosso principal ativo – as pessoas - ainda “exportamos” os nossos “melhores” ativos, onde todos nós, investimos muito dinheiro para que sejam os melhores…e quando nos preparamos para colher os frutos desse nosso investimento, o nosso investimento sai fronteira fora!

Portanto a nossa Europa que tanto fala mal de nós… tem a vida facilitada por nós … nós formamos os nossos quadros e depois os restantes países Europeus recebem-nos e ganham dinheiro com eles….triste!

 

É verdade:

  • que as pessoas têm direito de perseguir uma vida melhor;
  • o nível de incompetência dentro das nossas empresas é avassalador;
  • que o  laissez faire, laissez passer é hoje demasiadamente presente;
  • que há sempre um cunhado, um amigo do amigo que está no lugar por isso e não por ser competente, e
  • que a melhor forma de não ser chamado à atenção é não fazer nada!

 

Mas algo tem que ser feito urgentemente para estancar esta saída de quadros altamente qualificados…. não …não proponho um muro!  

Acredito que muitos destes que hoje saem de Portugal nunca mais regressarão e essa é a segunda tragédia. Vão na idade em que vão criar raízes noutro país, vão casar, ter filhos lá…como irão regressar um dia?

 

Àqueles que emigram os meus respeitos…deve ser difícil, muito difícil!