Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

La Petit Ladybug

La Petit Ladybug

Dia Nacional dos Centros Históricos

Hoje comemora-se o dia nacional dos centros históricos. Cada um vai dizer que o centro histórico da sua cidade é o mais bonito....eu também sou dessas!

 

Mas para além de todos esses locais da nossa preferência, hoje venho falar de Tomar, conhecida como a cidade dos Templários.

A cidade tem diversos monumentos históricos, dos quais se destacam o Castelo Templário, o Convento dos Cavaleiros de Cristo declarado Património Mundial e a Igreja de São João Batista.

 

Os Templários, que perduraram por 200 anos, tinham por missão inicial defender os peregrinos, tendo sido mais tarde os defensores dos estados cristãos da Terra Santa. A ordem foi extinta pelo Papa Clemente a 22 de Março de 1312, tendo dois anos mais tarde morrido emulado o ultimo templário.

Em Portugal, o rei D. Diniz, mantém os cavaleiros e os bens dos Templários, sob o nome de uma nova ordem de cavalaria circunscrita ao seu Reino: a Ordem de Cristo.

 

Para quem não leu "O Código Da Vinci", fica a referência de que os Templários poderão ser os guardiões do Santo Graal ou da Arca da Aliança, entre outros artefactos de grande importância na história da humanidade.

Vale a pena a visita e "olhar" cada um dos elementos do Convento com olhos de ver!

Podem fazer uma visita virtual aqui.

Para terem uma ideia da grandiosidade do monumento:

Castelo dos Templários e Convento de Cristo - vista de Sul